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3 de Novembro de 2006

Novidades 'Instituto Purifica', que apareceu na mídia nas últimas semanas, é um Altered Reality Game (ARG, ou Jogo de Realidade Alterada).

Quem viu um tal de Instituto Purifica na mídia nas últimas semanas não entendeu nada. A MTV só começou a explicar que a tal entidade fictícia faz parte de um jogo interativo na sexta-feira, 20, quando reuniu um grupo de publicitários para explicar seu novo projeto.

A brincadeira, que a emissora enquadra como um Altered Reality Game (ARG, ou Jogo de Realidade Alterada), começa para valer em novembro e termina antes do Natal.

O enredo é o seguinte: o Instituto Purifica foi criado no ano de 2084 (a relação com a obra de George Orwell não é casual) para limpar da face da Terra os últimos resquícios de vida livre e inteligente. No futuro criado pela equipe da MTV, a inteligência artificial controla tudo e coloca os seres humanos em segundo plano. Os representantes do instituto retornam então ao passado (2006, no caso) e tentam aniquilar a emissora, fonte dos "problemas" do planeta.

O Instituto Purifica, que se apresenta com um visual límpido, irá aos poucos se revelando como o vilão da história. Os telespectadores da emissora poderão, então, ajudar a acabar com a ameaça ao futuro do canal interagindo pelo site do jogo e acompanhando o desenrolar dos fatos em noticiários e programetes.

A Revista MTV também vai dar dicas aos participantes. Um hacker fictício e o apresentador Rafa serão os heróis da atração. Ainda não há nenhum prêmio definido para os vencedores.

A MTV criou quatro cotas de patrocínio para o jogo, com preço de tabela de R$ 1,7 milhão. Os anunciantes não terão direito aos tradicionais comerciais de 30 segundos. "A inserção dos anúncios vai ocorrer dentro do jogo. É um formato supernovo no Brasil", diz Guilherme Valentini, diretor de publicidade da emissora.

Ele considera impossível estimar o impacto do projeto na audiência, pois é a primeira experiência desse tipo. "Qualquer número vai ser um chute. Mas estamos sentindo que vai ser bacana, pela receptividade nesta fase inicial.

Com certeza esse é o primeiro ARG de muitos que vamos fazer", afirma.Valentini diz que a inspiração para a criação do jogo veio de iniciativas semelhantes na Europa e nos Estados Unidos. "Em alguns mercados já é algo normal", diz. Ele cita como exemplo um jogo relacionado à série Lost, que faz muito sucesso nos EUA. A própria MTV Brasil está servindo de plataforma para uma ação da Fiat, que criou o ARG "Una pasione", que vai dar um carro para o vencedor.

Fonte : Meio & Mensagem (23/10/2006)


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